Eventos
O IMM tem produzido eventos locais e nacionais, voltados principalmente para temáticas de gênero e étnico-raciais, assim como na comemoração de datas importantes.
Os Cinquenta Anos da Fundação Ford na América Latina
O Instituto Magna Mater, a convite da Fundação Ford, coordenou todas as atividades das comemorações da FF na América Latina:
-
Montagem de stand e participação do Evento Rio +20 no Aterro do Flamengo;
-
Coordenação e produção do Seminário com a participação de palestrantes internacionais no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro;
-
Produção do Jantar de Gala com show do Gilberto Gil no Copacabana Palace;
-
Produção de várias atividades com o Conselho Deliberativo da FF em Belém do Pará.

8 de Março de 2010 – Centenário do Dia Internacional da Mulher
O IMM produziu na Estação da Leopoldina no Rio de Janeiro, o evento comemorativo dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, patrocinado pela Petrobras e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com a presença de 10.000 mulheres, o Presidente Lula e a Ministra Nilcéa Freire.

Show “Por Uma Vida Sem Violência”
No dia 26 de novembro de 2007, no âmbito da Campanha Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o IMM produziu, em parceria com a EH Produções, um show no Canecão no Rio de Janeiro, em comemoração a um ano da Lei Maria da Penha. Com a participação de artistas como Elba Ramalho, Lenine, Margareth Menezes, Alcione, Chicas, André Ramiro, Renata Sorrah, Arlete Salles, Eliane Giardini, Cissa Guimarães, Edwin Luisi, Elisa Lucinda, entre outros, o show, patrocinado pela Petrobras, UNIFEM e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, foi assistido por uma plateia de aproximadamente 1.700 pessoas.
Dia Nacional da Consciência Negra I
Em novembro de 2007, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, o Governo do Estado de Alagoas, a Prefeitura de União dos Palmares e 16 entidades e grupos culturais afro-alagoanos, e com patrocínio da Petrobras, o IMM organizou e coordenou todas as comemorações, assim como os recursos federais, do Dia Nacional da Consciência Negra em Alagoas. Atividades como rodas de capoeira, maculelê, dança afro, teatro, bandas percussivas, maracatu, bumba-meu-boi, bandas de reggae, palestras, cine-fórum (projeção de filmes com debates), exposições e oficinas foram executadas nas praças, escolas, casas de religião de matriz africana, tanto em Maceió como no Município de União dos Palmares. Pelo segundo ano consecutivo, reuniu no Platô da Serra da Barriga cerca de 300 religiosos que, juntos, fizeram um ritual afro de oferenda aos ancestrais.
No dia 19 de novembro, com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil e diversas autoridades, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi inaugurado.

Dia Nacional da Consciência Negra II
Em novembro de 2006, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, o Governo do Estado de Alagoas e 16 entidades e grupos culturais afro-alagoanos, organizou e coordenou todas as comemorações, assim como os recursos federais, do Dia Nacional da Consciência Negra. Atividades como rodas de capoeira, maculelê, dança afro, teatro, bandas percussivas, maracatu, bumba-meu-boi, bandas de reggae, palestras, cine-fórum (projeção de filmes com debates), exposições e oficinas foram executadas nas praças, escolas, casas de religião de matriz africana, tanto em Maceió como no Município de União dos Palmares. Pela primeira vez na história de Alagoas, conseguiu reunir no Platô da Serra da Barriga cerca de 300 religiosos que, juntos, fizeram um ritual afro de oferenda aos ancestrais.

Alagoas Rendeira
Em julho de 2004, durante quarenta dias, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Iphan, Minc e Governo do Estado de Alagoas, o IMM organizou e montou uma exposição sobre o Filé, típico bordado alagoano desenvolvido e preservado pelas mulheres, de mãe para filha, no Museu de Folclore Edson Carneiro no Rio de Janeiro, e integrada ao Projeto “Alagoas de Corpo e Alma”.
